Em meio as sucessivas destruições da Cidade de Salvador em consequência de desenfreados ataques da especulação imobiliária, evento acontece na Assembleia Legislativa da Bahia a partir da Carta Compromisso elaborada por movimentos socioambientais soteropolitanos. Até o presente momento 28 organizações endossam a Carta sendo que 5 candidaturas à Prefeitura e 26 à vereança da cidade já firmaram um pacto com a cidade através de sua assinatura.
Foto: Mônica Bichara - Pura Pilha
Confira texto elaborado pelo GT da carta aos candidatos:
Prezados(as) Candidatos(as) aos Cargos Eletivos de Salvador,
Temos o prazer de apresentar a vocês nossa Carta-Compromisso pela Proteção Socioecológica de Salvador, endereçada aos candidatos e candidatas às eleições municipais. Este documento é o resultado de um grupo de trabalho formado por representantes de vários movimentos sociais da cidade, iniciativa do Coletivo Stella Maris, que se dedicou a produzir um texto que reflete nossas principais preocupações e demandas no campo socioambiental.
A Carta busca ser abrangente, abordando questões fundamentais que impactam os territórios, biorregiões e comunidades desta cidade. Entendemos que é urgente que os representantes políticos, tanto do legislativo quanto do executivo municipal, somem esforços com os movimentos sociais na busca de soluções justas e eficientes, não apenas para os atuais desafios da emergência climática que o planeta enfrenta, mas também para antigos problemas cujas soluções têm sido adiadas.
Como apoiar? Assinando e divulgando esta Carta! Abaixo, vocês encontrarão um formulário eletrônico para assinar, um arquivo em PDF com o texto da Carta e o Anexo "Tem algo não citado a acrescentar a esta carta?".
Assine aqui a Carta-Compromisso pela Proteção Socioecológica de Salvador:🔗 Link para assinatura
Planejamos, além disso, um debate presencial e a entrega formal desta Carta durante um evento que será realizado no dia 30/09/2024, na Sala das Comissões Herculano Menezes, às 09h, na Assembleia Legislativa da Bahia. Os candidatos e candidatas que assinarem a Carta já estão convidados para o evento, que também contará com a presença de representantes dos movimentos sociais signatários e de órgãos ambientais municipais e estaduais.
Precisamos do compromisso de vocês e esperamos encontrar acolhimento e apoio. Agradecemos sua colaboração e comprometimento!
Atenciosamente,
Coletivo Stella Maris
Instituto de Permacultura da Bahia
MUCB - Mulheres Unidas Com o Brasil
Guardiãs e Guardiões do Abaeté
Fórum Permanente de Itapuã - FPI
Fundação Ocidente - Loja Maçônica Cavaleiro da Luz
SOS Buracão
Coletivo Ativista
Movimento Paulo Jackson - Ética, Justiça, Cidadania
Mulheres Unidas pelo Clima
GAMBÁ - Grupo Ambientalista da Bahia
GpS - Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono
Liderança Climática Núcleo BA - Território Nordeste de Amaralina
Grupo de Pesquisa e Extensão de Áreas Verdes Urbanas
LACAM-TEC / FAUFBAIAB Bahia - Comissão de Meio Ambiente
SOS Reserva Carijós
Instituto Hori
Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente, Águas e Saneamento da UFBA
Associação Baiana dos Profissionais de Saneamento Básico e Meio Ambiente – ABSAM
Ações Stella e Flamengo
Canteiros Coletivos
Movimento Rolezinho das Caras Pretas
Conselho Comunitário Social do Rio Vermelho
Mocambo Brasil
Movimento Jaguaribe Vivo
SOS Vale Encantado
Federação das Cooperativas de Catadores do Estado da Bahia
Muito importante! É preciso comprometimento com a pauta ambiental de Salvador.
Isso mesmo! Movimentos sociais de Salvador e da Bahia pretendem comprometer candidatos e candidatas aos cargos eletivos municipais de Salvador no sentido de atuarem na crise climática e na defesa das populações vulneráveis.
Vamos cobrar dos eleitos!
🌞